Notícias

Como cuidar dos cabelos pós-piscina?

11/06/2021

   O contato frequente com cloro pode danificar os cabelos. Saiba como aproveitar o verão sem deixar de preservar suas madeixas lindas e saudáveis.

   Além do cloro, a alta exposição ao sol e o excesso de suor no couro cabeludo também são fatores que podem intervir na saúde capilar. Para amenizar esses danos ou até mesmo recuperar o aspecto natural de seus cabelos, é importante seguir alguns passos.

Efeitos do cloro no cabelo

   Antes de entender a necessidade de dar uma maior atenção aos cabelos nesses períodos, é preciso entender como o cloro age. Quando entra em contato com os fios e dependendo do tempo de exposição, o químico remove a proteção hidratante que protege a superfície dos fios.

   Isso pode causar certa perda de pigmentação, o que é bem comum com pessoas que tem o cabelo tingido de loiro. Você certamente deve conhecer alguém que já adquiriu um tom esverdeado nas madeixas por conta da penetração do cloro.

Cuidados recomendados

   Para garantir a saúde de seu cabelo e evitar problemas posteriores, confira algumas dicas de cuidados essenciais que se deve ter, antes, durante e depois do contato com o cloro:

  1. A importância do antes: Durante períodos mais quentes, é importante estar em dia com as lavagens de cabelo e rotina de hidratação, para que os danos posteriores possam ser menos intensos.
  2. O durante: Ao longo do tempo em que as madeixas entrarão em contato com o cloro e o calor, tente não deixar o cabelo secar da forma em que saiu da piscina. Se for possível, lave-o com água doce, para que diminua ainda mais o tempo de exposição àquelas substâncias.
  3. Dica de amiga: Certifique-se de usar um antitérmico, que é um produto responsável por proteger seus cabelos de raios UV. Escolha um da sua marca de confiança ou peça dicas ao seu cabeleireiro sobre quais são mais indicados para o seu caso.
  4. Evitando o contato: Se for possível, faça um coque bem no alto da cabeça, impedindo que suas madeixas entrem em contato com o cloro quando estiver na piscina. Esse penteado ainda ajuda a proteger os fios e o couro cabeludo do sol e calor excessivo, que também podem prejudicá-lo.
  5. Depois da diversão: Nesse momento, é hora de investir em um cronograma capilar potente, priorizando inicialmente os tratamentos de reconstrução e nutrição. Assim, seu cabelo recuperará nutrientes importantes que acabou perdendo durante esse processo. Após esse período inicial, é hora de repor a hidratação gradualmente, até perceber seus fios novamente sedosos e saudáveis.

 

   No fim das contas, não é assim tão difícil cuidar da saúde capilar durante períodos de laser. Assim você poderá aproveitar suas programações com os cabelos lindos, saudáveis e prontos para qualquer situação!


Fonte:

⟨ VOLTAR